Tire todas as suas dúvidas sobre o porcelanato líquido

Porcelanato é um dos pisos queridinhos do momento e você também pode encontrá-lo na versão líquida. Saiba mais!

Por Tissiane Vissentin | Foto: Divulgação


O que é porcelanato líquido? Do que é feito?

Porcelanato líquido é o nome dado aos pisos monolíticos feitos com resina, que oferecem um aspecto final brilhante, lembrando o porcelanato, além de uma aparência homogênea, sem rejuntes. A composição do piso autonivelante é basicamente uma tinta epóxi, que é altamente resistente.

Pode ser aplicado em qualquer ambiente da casa ou há restrições?

Pode ser utilizado em casas e apartamentos, sendo mais indicado para ambientes internos, com menor exposição aos raios ultravioleta. Isso porque pode amarelar e calcinar se exposto por período prolongado aos raios solares.

Qual o preço médio por metro quadrado?

Hoje, o preço do porcelanato líquido colocado (contando tanto com matéria-prima como com mão de obra qualificada) fica, em média, entre R$ 150 e R$ 250 o metro quadrado.

Existem diferentes tipos de porcelanato líquido? Se sim, quais seriam?

Os pisos monolíticos, tanto o epóxi como o poliuretano, conhecidos como porcelanato líquido, são aplicados por meio de resinas em estado líquido. Assim, são nomeados também de autonivelantes, podendo ser mono, ou bicomponentes, de base epóxi, poliuretano (PU), acrílica, microcimento, entre outras.

Fique por dentro

  • As principais características do porcelanato líquido são: ausência de emendas e acabamento perfeitamente liso, altíssimo grau de brilho, fácil aplicação e secagem rápida.
  • Sem emendas, esse tipo de piso evita o acúmulo de sujeiras e fungos.
  • Além do visual liso, a aplicação desse material não gera entulho, podendo cobrir pisos existentes de cerâmica ou de pedra.
  • Resiste ao contato com produtos químicos e é muito higiênico, já que não absorve sujeira e é fácil de limpar.
  • O piso epóxi é de fácil manutenção, além de ser bastante resistente e durável, porém a durabilidade de qualquer um deles varia de acordo com a utilização, cuidados, limpeza
  • Também está disponível em diversas cores e é possível aplicá-lo  com desenhos diversos (paisagens, animais, personagens em geral), além de efeito 3D.

*Quem deu as dicas: Jóia Bergamo, designer de interiores. 

Revista Decorar Mais Por Menos | Ed. 70