Sustentáveis, as cortiças conquistaram um espaço na decoração

Texto Natália Sá | Produção Leandro Fávaro | Fotos Alan Teixeira | Adaptação web Caroline Svitras

Famosa por ser um material utilizado nas rolhas das garrafas de vinho, a cortiça tem sido cada vez mais lembrada na hora de decorar. Tudo porque é um item leve e sustentável, já que é um tecido 100% vegetal formado na casca de uma árvore chamada Sobreiro e que precisa ser retirado com frequência para evitar que a planta envelheça. Também é utilizada como isolante térmico e acústico na construção, além de ser resistente ao mofo. Com tantas vantagens, a Decorar Mais por Menos resolveu transformar esse material em vários objetos que decoram e podem facilitar o dia a dia, muito além dos famosos porta-recados. Já imaginou uma cabeceira feita toda de cortiça? E um pendente moderno? Para quem gosta de colocar a mão na massa, tem até passo a passo de como fazer um bastidor decorativo. Dá só uma olhada no resultado!

 

Objetos reaproveitados

O quarto é o lugar mais relaxante da casa e onde renovamos as nossas energias. É importante que ali estejam dispostos objetos que nos tragam bons sentimentos. E para quem gosta de plantas, mesmo um pequeno cachepô é o suficiente. Aqui uma latinha de refrigerante faz as vezes de vaso, teve a parte superior recortada, foi toda envolvida com a cortiça e ganhou acabamento feito com cola quente.

Para todos os gostos

A cortiça também está presente por todos os lados no espaço de trabalho. Os bastidores pintados em vários padrões geométricos reforçam o clima moderno do ambiente. O passo a passo está na página 51. Já os famosos porta-retratos feitos de cortiça em formato quadrado ficaram para trás. Aqui eles ganharam forma de casa e também de nuvem.

 

Revista Decorar Mais por Menos Ed. 67