Receitas caseiras para limpar o ferro de passar roupas

Confira algumas dicas espertas para evitar que o aparelho manche os tecidos

Texto: Fernanda França | Foto: Decoração

O ferro de passar roupas está sujo e você não tem ideia de como fazer para que ele fique novo em folha, anote aí as receitas caseiras que a personal organizer Simone Serrano, da Organizzarte, ensina:

Limpeza com bicarbonato:

Misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma colher se sopa de água e mexa até ficar pastoso. Com uma espátula, espalhe a pasta na base do ferro, principalmente nas manchas. “Não é necessário passar uma camada muito grossa, apenas o suficiente para cobrir a chapa de maneira uniforme”, completa Simone. O próximo passo é tirar a mistura usando um pano molhado, “esfregue as manchas mais teimosas, até que o acúmulo de sujeira e a pasta tenham saído”, explica a profissional. Para a limpeza das saídas de vapor, use cotonetes úmidos. Após limpar as saídas de vapor, descarte toda a água que pode ter entrado por elas. Para finalizar, coloque água no reservatório e passe um tecido velho. “Ligue o ferro na temperatura mais alta e use-o por alguns minutos. A água vai remover a sujeira remanescente que pode manchar o tecido”, complementa a personal organizer. Ao final, despeje todo o líquido e deixe o ferro secar.

Limpeza com creme dental:

Com um pano, passe o equivalente a uma moeda de R$ 0,25 de pasta de dente branca sobre a chapa de metal do ferro de passar roupas. “Preste atenção principalmente nas saídas de vapor, pois o resíduo tende a se acumular nelas”. Se a chapa estiver com muita sujeira acumulada, você pode usar uma esponja de cozinha (parte amarela) para esfregar a superfície. “Limpe a pasta com um pano molhado, esfregando bem para que não fique nada. Caso contrário, pode vir a manchar as roupas quando for usar o aparelho novamente”, explica Simone. Por fim, encha o reservatório com água e ligue na temperatura mais alta, e passe algum tecido antigo, pois a água vai remover o restante dos resíduos das saídas de vapor. No final do processo, despeje a água e deixe o ferro esfriar.

Decorar Mais Por Menos | Ed. 77