Manchas de vinho: saiba como tirá-las

Derrubou o vinho? Não tem problema! Veja como limpar o líquido de diferentes superfícies

Texto Fernanda França |Foto Pinterest | Ilustração Shutterstock | Adaptação web Caroline Svitras

🙂

A mancha de vinho é algo realmente inconveniente. Geralmente o problema começa em uma reunião com amigos, quando alguém acaba tropeçando e derrubando um pouco da bebida. Mas isso não quer dizer que precisa se tornar uma grande dor de cabeça. A personal organizer e diretora da Yru Organizer Juliana Faria dá a dica para quem quer retirar a sujeira rápido, seja qual for a superfície: “O ideal é limpá-la antes que esteja seca. Para isso, coloque uma folha de papel absorvente por cima da mancha, para retirar o excesso da bebida. Se for necessário, troque o papel por outro limpo, até absorver o máximo possível do vinho.” É fã de receitinhas caseiras? “Água oxigenada em tecidos pode ser uma solução interessante para a retirada da mancha. Se ela não for muito escura, água morna e detergente neutro também são uma ótima alternativa”, complementa Juliana.

 

Tapetes

Logo após remover o máximo possível de vinho com um papel absorvente, jogue sal por cima do local, para que ele absorva o que restou. Passe uma escova para remover o sal e verifique se a mancha foi eliminada. “Caso fique algum vestígio, faça uso de pasta de alvejante. Para finalizar, passe um aspirador para retirar o pó”, acrescenta Juliana Faria.

 

Tecidos e estofados

No sofá, depois de retirar o excesso da mancha, Juliana recomenda fazer uma pequena pasta com alvejante sem cloro e água morna. Deixe a química por 10 minutos por cima da mancha e, após o tempo, esfregue levemente com uma escova macia para retirar a pasta. Caso fique muito úmido o local, retire o excesso com papel absorvente e finalize com um secador de cabelo em temperatura fria. Se for necessário, é só repetir o processo. Agora, se a bebida cair na roupa, a recomendação é outra. “Uma vez retirado todo o excesso, o ideal seria usar uma canetinha removedora de manchas chamada ‘Tide To Go’ (R$ 29,90 no Walmart.com), que elimina a mancha mais recente.” Ficou algum vestígio? Utilize a mesma pasta usada em sofás, com alvejante sem cloro e água morna, por 10 minutos. Após esfregar a pasta pelo tecido com uma escova, lave a peça normalmente.

 

Cuidado com as restrições

“Em madeiras claras sem verniz e materiais porosos não é possível retirar a mancha. Isso ocorre pois a superfície irá absorver a bebida e ficar manchada. O ideal é colocar o quanto antes um papel absorvente no local para ao menos minimizar o estrago.”

 

Revista Decorar Mais por Menos Ed. 75

Adaptado do texto “Adeus manchas!”