Imprima pôsteres direto na gráfica e economize na decoração

A tendência do momento são os pôsteres e como eles podem ocupar as paredes da sua casa. Conheça!

TEXTO FLÁVIA FIRMINO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Foto: Alan Teixeira

Certamente você já leu, ouviu ou reparou que a tecnologia online mudou a forma como percebemos ou lidamos com nosso espaço, interferindo até em nossos costumes! A internet trouxe rapidez, flexibilidade e um mundo de possibilidades, até quando o assunto é decoração. Uma pesquisa rápida na internet revela a grande quantidade de lojas do segmento que possuem sites de compra, ou mesmo funcionam exclusivamente no campo online. A novidade é que, agora, você pode fazer o download de pôsteres (até o de artes exclusivas) por preço bem mais em conta, imprimir do jeito que você quiser e emoldurar da forma que a sua criatividade permitir. “Para tornar realidade o sonho de ter sua própria galeria de pôsteres, mesmo em tempos de crise, pensamos em disponibilizar modelos digitais a preço acessível (R$ 3). É possível imprimir em casa ou em uma gráfica, e assim decorar mais por muito menos”, conta Paula Roveri, representante da loja virtual Três por Quadro. Lá você tem acesso a artes inspiradas no estilo minimalista e, depois de realizar a compra, recebe o arquivo em alta resolução direto no computador para impressões de até 60 x 42 cm.

A ideia

Segundo Paula, a loja foi inspirada no movimento “do it yourself” (faça você mesmo). Projetos desse tipo têm conquistado cada vez mais aliados, nova tendência. “Eles vêm como um facilitador: oferecem um produto com menor custo e a possibilidade de imprimir em casa, além de poder utilizar (e reutilizar!) molduras, porta-retratos, fitas adesivas, entre outros objetos de sua preferência para compor a decoração”, diz Paula.

Tamanho certo

As dimensões mais comuns para pôsteres na decoração são o A4 (29,7 x 21 cm) e o A3 (42 x 29,7 cm). Mesmo assim, o tamanho pode variar de acordo com a composição que deseja criar, o espaço a ser decorado, preferências pessoais, entre outros fatores. “É possível compor uma galeria incrível com tamanhos diferenciados, mesclando molduras quadradas com retangulares etc.”, lembra a profissional.

A impressão

Com o avanço da tecnologia, há no mercado impressoras de uso pessoal com bom desempenho para impressão de imagens, além de papelarias que comercializam diversos tipos de papéis, o que facilita a impressão do pôster em casa, no caso da folha A4 (comum para impressoras caseiras). Para impressões maiores, como a A3 ou a A2 (59,4 x 42 cm), é a recomendação é procurar gráfi cas rápidas – como as que fazem a impressão de trabalhos acadêmicos e convites de aniversário ou casamento.

Gramatura

Ao buscar por um bom papel para a impressão de um pôster em uma papelaria, ou mesmo ao fazer a solicitação em uma gráfica, você será questionado sobre a gramatura que deseja. Mas, se não for dessa área, dificilmente entenderá o que isso significa. Gramatura é o mesmo que gramas por m², e está relacionada à qualidade do papel em que será realizada a impressão. Quanto maior a gramatura, mais rígido é o papel. Em grau de comparação, uma folha sulfite tem 75 g. Acima de 150 g, a folha já se parece mais com uma capa de revista, por exemplo.
Recomendamos a gramatura de 180 g, pois atende a qualquer finalidade escolhida para o pôster: mesmo em moldura sem vidro, utilizado em um varal de pôsteres ou se for emoldurado por fitas adesivas (washitapes) etc.”, diz Paula. Segundo ela, essa gramatura confere melhor acabamento, evitando que as pontas enverguem ou que a tinta da impressão faça ondulações no papel após a secagem

Tipos de papel

Os mais recomendados para a impressão de pôsteres são: Linho ou vergê: Possuem textura e oferecem uma facilidade maior de impressão – qualquer impressora consegue imprimir cada um deles. Papel fotográfico: Muito comum para a impressão em casa, pois o resultado são cores muito mais vivas. No entanto, é necessário configurar corretamente a impressão e realizar a secagem adequada. Papel couchê: Possui uma camada de revestimento que o torna um papel bem mais liso, com isso, impressoras jato de tinta não são recomendadas, pois não há a absorção da tinta no papel – neste caso, recomenda-se a impressão em gráficas.

O Pôster digital A Culpa é da Minha Lua sai por R$ 8,90, na Café com Astrologia
« 1 de 3 »

Revista Decorar Mais Por Menos | Ed. 77