Ideias para decorar sua casa com cactos

Vindos do deserto, os cactos ganharam espaço nas cidades, e tudo indica que vieram para ficar! Saiba como incluí-lo na decoração da sua casa

Texto: Natália Sá | Produção: Jennifer Corrêa | Fotos: Alan Teixeira | Adaptação web: Nathália Henrique

Eles não demandam muito tempo, na manutenção a rega é só de vez em quando – mesmo nos dias mais quentes será preciso aguar apenas uma vez na semana – e ainda são charmosos.

Com tantas qualidades, os cactos conquistaram de vez um lugar no coração do brasileiro. Mas, além das espécies vivas, o tema também já faz parte da decoração: quem foi que disse que os cactos são feitos só de espinho?

Transformados em quadros de todas as formas e tamanhos, confortáveis almofadas e até plantas artificiais, eles fazem bonito em qualquer ambiente da sua casa!

Para fazer esse quadro de cacto com led utilize um pedaço de madeira, desenhe o cacto a lápis. Faça o contorno com uma caneta hidrográfica grossa verde e fixe os pregos por todo desenho. Passe o fio do pisca-pisca LED ao redor dos pregos.

 

Em uma folha de acetato, faça os moldes em dois formatos (um grande e outro pequeno). Com tinta própria para tecido em dois tons de verde, utilize a técnica do estêncil para estampar a almofada. Gostou dessa almofada em formato de cacto? Vem conferir o passo a passo e faça a sua!

Foto: Alan Teixeira

Recorte dois cactos no feltro e costure-as na parte de fora com uma linha de crochê. Deixe um espaço aberto e preencha com manta acrílica. Em uma latinha coloque enchimento e cubra com tecido. Faça um pequeno corte para encaixá-lo.

Charme por completo

Ideias fáceis de fazer são um ótimo começo para se aventurar. O bastidor de bordados agora também serve para expor sua criatividade. Basta prender o tecido bem esticado e criar o desenho a lápis.

Depois é só fazer o contorno simples (passando a linha pela frente e por trás) com a linha de crochê ou bordado. Compondo a parede, para elaborar o estandarte basta recortar o tecido, fazer a costura externa e colar em um bastão de madeira.

Utilize a própria linha de crochê para pendurar na parede. A mensagem você pode escrever com caneta para tecido.

 

 Detalhes cheios de personalidade

Mesmo sendo fácil de cuidar, fazer a sua planta artificial também é possível e dá efeito lindo. Em uma das ideias foi só encapar uma lata de alumínio com cartolina rosa e, nas bordas, o detalhe foi feito com Washi Tape. Para as folhas, desenhe dois pedaços em formato de “U” e dobre ao meio. Depois desenhe um círculo do tamanho da boca da lata para fechá-la e cole o cacto em cima. Por fim desenhe os espinhos com giz de lousa. Outra opção é utilizar cachepôs ou vasos para flores e o cacto feito com pedras de jardinagem. Os dois foram pintados com tinta acrílica.

Encaixe as pedras maiores no vaso e encha com menores para deixar firme. O desenho pode ser feito com caneta permanente.

 

Revista Decorar Mais Por Menos – Ed. 68