Escolha o tamanho e o local certo para instalar a TV no quarto

Confira dicas de instalação e aprenda a calcular o tamanho certo do aparelho de acordo com a metragem ambiente

TEXTO NATÁLIA SÁ | ILUSTRAÇÃO SHUTTERSTOCK

No passado, a TV era um aparelho exclusivo da sala, ambiente onde a família se reunia para assistir aos seus programas preferidos. Hoje em dia é comum as pessoas optarem por ter televisão no quarto, mas você já se deparou com dúvidas sobre onde instalar, a altura correta ou o tamanho mais confortável para assistir e relaxar? Não adianta escolher um modelo de TV grande para instalar em um ambiente apertado. O contrário também é importante levar em conta: se o dormitório tem medidas mais generosas, o televisor com poucas polegadas pode acabar forçando a visão e causando fadiga. Uma dica importante para quem tem TV no quarto é procurar assistir sentado em uma poltrona, mas, como nem sempre é a posição mais confortável ou se tem espaço para dispor o assento no cômodo, a solução pode ser utilizar travesseiros ou almofadas para manter a postura correta e evitar problemas na coluna. Modelos de encosto lombar são ótimos para ajudar com a postura. A peça Serene Ergo Bag, nas Americanas, custa R$ 49,90 e ainda funciona como massageador com duas intensidades, movido a pilha.

Existe o lugar certo?

Não há uma regra sobre a posição em que a TV deve ser instalada, mas algumas dicas podem ajudar a escolher o melhor local. “A luminosidade, por exemplo, é um fator muito importante a ser considerado, já que a claridade da luz natural ofusca o que é mostrado na tela, podendo cansar a vista do espectador. O ideal é que a luz não incida diretamente sobre o aparelho ou contra ele”, explicam as arquitetas Carolina Palazzo e Camila Castro, criadoras do blog Casa das Amigas. Ou seja, se for possível, evite instalar a TV na parede oposta à janela para não prejudicar a visibilidade. “Mas, se esse for o único local disponível, invista em uma proteção como uma cortina, persiana ou blackout”, ensinam os arquitetos Henrique Marques e Marina Castilho. Já para quem vai planejar os móveis do quarto, uma saída é reservar um espaço para o aparelho no guardaroupa. “Se você não gosta da TV aparente, pode optar por colocá-la em nicho aberto ou fechado, com porta de correr. O bom dessa solução é que, além de tornar o quarto mais clean, esconde os cabos e facilita a limpeza. Por outro lado, deve ser levado em consideração que isso pode acabar dificultando a manutenção”, completam os arquitetos Henrique e Marina.

Escolhi o local de instalação. E agora?

Depois de decidir o ponto do quarto onde a TV será instalada, chegou o momento de defi nir a altura e medir a distância. “Deve-se considerar entre 50 e 70 cm entre a cama e a base da televisão”, explicam Henrique Marques e Marina. Já a altura pode ser entre 1,20 m e 1,40 m, considerando do piso ao centro da TV. “Como as medidas variam, é importante levar em conta também a altura da visão do espectador quando sentado na cama e alinhar com o centro do aparelho”, alertam as arquitetas Carolina Palazzo e Camila Castro.

Revista Decorar Mais Por Menos | Ed. 74