Dicas para organizar o guarda-roupa no inverno

Confira dicas de como organizar o guarda-roupa nos dias mais frios do ano

(Texto: Fernanda França) | Foto: Mariana Orsi (Divulgação) 

O inverno chegou com tudo, e pra enfrenta-lo é preciso retirar os casacos mais pesados, jaquetas e as botas do fundo do guarda-roupa. Encontrar espaço para armazenar todas as peças dentro do armário pode ser um grande desafio. Para te ajudar nessa empreitada, a personal organizer Luara Faria traz dicas valiosas para organizar o armário e deixar tudo à mão para facilitar o seu dia a dia, confira:

Maneiras de armazenar as peças

Deixar as roupas de inverno à vista é fundamental. Calças e camisas mais grossas devem ser penduradas de forma que fiquem fáceis de pegar, os casacos mais pesados e trench coat, muitas vezes armazenados em caixas, devem ser pendurados em cabides mais resistentes, devido ao seu peso. “As malhas e blusas de lã podem ser armazenadas dobradas em prateleiras. Uma maneira de organizar as peças é por tecido e por cor, o que ajuda muito na ao escolher o que vestir”.

Para liberar espaço no armário, é necessário organizar as roupas de verão. “Como não serão usadas nesta estação, elas podem ficar guardadas em locais de difícil acesso. As prateleiras mais altas ou caixas com ventilação são uma boa opção”.

Os sapatos merecem atenção especial segundo a profissional: “Se eles são armazenados em caixas de papelão, retire, pois o material acumula de ácaros e fungos. Limpe os calçados e deixe que arejem antes de voltar para a sapateira”. Utilize caixas plásticas com ventilação ou saquinhos de TNT para armazenar os pares até a próxima estação.

Tecidos e materiais que merecem atenção

Algumas peças são mais delicadas e difíceis de conservar, como explica a profissional: “As roupas de couro, por exemplo, não podem ser lavadas. Para limpar, use vaselina liquida e deixar secar na sombra antes de guardar no armário. Essas peças também não devem ser dobradas, pois os vincos não saem. Por isso, calças, casacos e saias devem ser guardados pendurados”. A camurça também não pode ser molhada, “o conselho é lavar a seco, ou usar spray de limpeza específico para o tecido. Como o material desbota, evite lavagens desnecessárias”.

Outra dica se refere a um dos itens mais utilizados no inverno: “Peças de lã jamais devem ser penduradas, pois elas tendem a ceder e deformar por conta do peso. Já a lavagem deve ser feita a mão e nunca centrifugada”, complementa Luara Faria. Outra dica importante é deixar essas roupas secarem a sombra e apoiadas em uma superfície plana, ou seja, nada de pendurar no varal.

Cuidado com o mofo

O mofo é um problema que pode acabar com as roupas, uma receitinha básica que a profissional indica é retirar as peças do armário e limpar as gavetas e prateleiras com um pano umedecido com uma solução feita com quatro colheres de vinagre branco diluídas em um litro d’água. Depois é só deixar secar bem para organizar as roupas. “Use giz de lousa embalado em sacos de voal ou de tule nas gavetas ou no varão do guarda-roupa. Como são feitos de cal, eles retém a umidade. Também existem vários tipos de antimofos que ajudam a evitar a umidade, porém prefira os que são feitos à base de sílica, pois não acumulam água e não correm o risco de danificar tanto o móvel quanto as roupas, caso virem. Outro truque é colocar um sachê de sílica nos bolsos dos casacos”, finaliza Luana Faria.