Dicas para montar um home office confortável e inspirador

Confira algumas dicas para montar um ambiente aconchegante e inspirador para trabalhar em um dos cômodos da casa

POR: Natália Sá | FOTO: Divulgação

Como montar um home office?

O ideal é que o ambiente seja isolado, confortável e equipado de forma adequada. Invista em móveis ergonômicos, que ajudem a realizar as tarefas e a preservar a saúde do morador. Pense na organização para ter uma boa fluidez do trabalho. Por fim, não deixe a decoração para segundo plano, pois ter um ambiente bonito também estimula o desempenho da criatividade.

E quem não tem móvel planejado?

Cavaletes podem servir de base para a mesa, basta colocar um tampo de vidro, MDF ou até mesmo uma porta antiga para servir de apoio. Prateleiras com mãos-francesas são ótimas para deixar livros e arquivos organizados. Para quem tem espaço sugiro prateleiras metálicas, pois são baratas, fáceis de montar e descoladas. Os armários de aço são uma opção em conta e podem tornar o ambiente mais interessante.

Como deve ser a iluminação?

O ambiente deve ser iluminado de maneira uniforme. O ideal é que seja claro e não forme sombras. A temperatura de cor pode ser um pouco mais alta do que nas áreas sociais, uma cor mais neutra, em torno de 3.000 a 4.000 K. Uma dica é usar luminárias de LED, são econômicas e modernas. Invista também em uma luminária de mesa para uma tarefa especifica que necessite de mais claridade.

+ Dicas

• As cadeiras devem atender aos requisitos de conforto, entre eles altura ajustável, borda frontal arredondada para não prejudicar a circulação sanguínea e, encosto (se possível com apoio para a região lombar). O apoio para os pés ajuda a manter a postura.

• As cores têm um papel muito importante no estímulo do cérebro, como azul que ajuda a despertar a criatividade.Vale ressaltar que as cores deve ser usada com cautela para não desviar o foco.

• Evite itens que tirem a atenção como televisores e até uma área de descanso, pois podem prejudicar o desempenho.

• A organização é fundamental para manter o espaço aconchegante.

• Invista em organizadores como os espirais, lacres, prendedores e canaletas, para não ter a necessidade de quebrar a parede para passar fios e cabos.

*Quem deu as dicas: os arquitetos Marina Castilho e Henrique Marques. 

Revista Decorar Mais Por Menos | Ed. 75