Dicas para decorar uma festa na natureza

Aproveite o frescor de áreas externas para criar uma festa na natureza aconchegante e intimista com ideias sustentáveis e em conta

Texto: Flávia Firmino | Produção: Carol Haddad | Fotos: Alan Teixeira

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais presente em nosso cotidiano. O mais importante é que, a partir dela, cada um faça o seu papel adotando
medidas que reduzam o impacto à natureza. Mesmo na decoração de uma festa é possível abraçar a proposta. Esse é o conceito da ecoparty, que significa “festa ecológica” em tradução livre. Nela, itens sustentáveis compõem o visual com peças reaproveitadas, além de usufruir (positivamente!) do meio ambiente, desfrutando do verde, do ar puro e do bom clima das estações mais quentes – tudo que uma comemoração ao ar livre pode proporcionar. Aqui, a ideia é dar novo
uso a objetos antigos ou que iriam para o lixo, tais como as tábuas de madeira reformadas para montar nichos e até os caixotes de feira. Para isso, basta lixar a madeira antiga no sentido do veio, acertando suas irregularidades e o acabamento desgastado. Confira outras dicas e aposte na decoração desta mesa posta!

Chique junto ao verde

Nada de comprar novos objetos! As peças saem de casa e deixam seu uso comum para dar charme à mesa posta. Do jardim, os pratos e vasos de cerâmica. Enquanto do lavabo, a bandeja espelhada e o pote de vidro ganharam novas funções. Itens rústicos e clássicos no mesmo espaço, caracterizando o estilo provençal, que mistura peças campestres e refinadas no mesmo ambiente. Boa pedida para a decoração desse tema!

O arranjo

Nesse tipo de reunião, é comum criar estações funcionais que dispõem, além da comida e bebida, as louças para que cada convidado se sirva à vontade. Aos pés
de uma árvore, a fim de aproveitar a sombra que suas folhagens proporcionam, estão outros cinco caixotes de madeira maciça reciclada, que fazem o papel de bufê guardando pratos e taças, além de amparar as suqueiras.

Detalhes criativos

Para complementar o visual dos cantinhos ambientados com caixotes, os adereços são indispensáveis! É interessante investir em formas diferentes de fazer a composição. Por exemplo, a gaiola de ferro é transformada em castiçal com duas velas em seu interior, e as caixas de MDF podem guardar lembrancinhas da ocasião, envoltas em uma fita de tecido rendado. O cesto de fibra natural é usado como cachepô.

Alternativas

Boa opção é reutilizar garrafas de vidro de bebidas como castiçais. Ao longo do uso, a parafina derretida cairá sobre sua superfície, decorando-a espontaneamente. Neste cantinho, os cachepôs são latas de alumínio de condimentos que escaparam do lixo para compor o visual de forma criativa.

O interessante é que, quanto mais os castiçais de garrafas forem usados,  mais serão decorados com a parafi na
derretida em seu exterior.

Já as velas foram decoradas com as folhas secas que caíram da árvore. Basta dispor em volta da vela e amarrar com um fio de tecido juta.

 

 

 

 

Revista Decorar Mais Por Menos | Ed. 59