Dicas essenciais para montar um closet aberto

A personal organizer Ingrid Lisboa responde a todas as perguntas sobre limpeza e organização de closets abertos!

POR: Flávia Firmino FOTO: Divulgação

Com módulos, prateleiras e araras à mostra, o closet aberto é aquele que parece até ter saído de um filme. Mas, no dia a dia, é preciso ter bastante cuidado com ele. Confira dicas essenciais para ter o seu:

Quais as vantagens e desvantagens de ter um closet aberto?

A grande vantagem do closet aberto é que você pode visualizar tudo o que tem,  facilitando o momento de decidir o que vai vestir. Isso desde que tudo esteja em
ordem. Essa é a desvantagem do closet aberto. A praticidade vai depender da organização e da limpeza. Como é  essencialmente estético, um closet aberto bagunçado não vai funcionar. Também atrai mais poeira, então quem deseja ter em casa deve estar ciente de que a limpeza precisa ser feita com bastante frequência – bem maior do que com os armários fechados. Já tive clientes que achavam o closet aberto muito bacana, instalaram e depois de um tempo mandaram colocar portas, pois não se adaptaram  a essa realidade.

Quais as principais dicas  de organização?

Depende de cada um. Mas as regras básicas são: deixar as peças mais usadas em locais visíveis; descartar o que não serve ou não representa estilo atual; uniformizar o tipo e cor dos cabides; dobrar peças de modo que fiquem no mesmo tamanho; e separá-las por categoria, como por exemplo manga longa, manga curta etc. Outra dica são as caixas organizadoras, as transparentes não são muito usadas por não serem atraentes. Peças coloridas são mais adequadas, por conta da estética.

Como fazer a limpeza?

O produto deve estar de acordo com o material do closet. A frequência de limpeza é o importante, e não pode ser feita, só uma vez por semana. Em áreas urbanas, em que há maior acúmulo de pó, o ideal é limpar o closet todos os dias.

O que fazer para evitar o  mofo nas roupas?

Como é mais arejado, o closet aberto apresenta menos mofo. Mas depende de cada caso, se há um banheiro próximo e o vapor chega até as roupas, ou umidade nas paredes, é possível o aparecimento de bolor. O ideal é que o closet aberto fique onde exista entrada e saída de ar. Não sendo possível, o morador pode optar pelos produtos antimofo, como o Moffin, que já vem com cabide, ou os antimofos elétricos. Só não recomendo os que geram líquido.

Como manter as traças longe?

A traça gosta de mofo, lugares sujos ou úmidos. Para evitá-la, uma saída é usar cabides de cedro, que têm aroma que repele a praga. Durante a limpeza, use a fórmula de 1/3 de vinagre de vinho branco + 2/3 de água, o que evita o mofo ou cheiro que costuma atraí-la.

Revista Decorar Mais Por Menos | Ed. 76