Dicas espertas para montar uma penteadeira em espaços pequenos

Engana-se quem pensa que metragem reduzida é desculpa para deixar de ter aquela tão sonhada penteadeira no quarto

Por Flavia Firmino FOTOS Divulgação


Quem dá as dicas e assina este quarto com penteadeira é a arquiteta Tatiana Constantinov, que comanda o escritório TC Arquitetura.

Qual a iluminação certa para o espaço da penteadeira?

A iluminação direta é como um foco de luz sobre alguma superfície. Ela serve para destacar algo e pode ser feita com um spot ou um abajur, por exemplo. A iluminação indireta, por outro lado, não direciona a luz para algo específico, mas sim para cima, de forma a iluminar todo o espaço. Em uma penteadeira, o ideal
é usar esses dois tipos de iluminação, cobrindo toda a extensão acima do espelho. Aqui, utilizamos iluminação difusa direta e indireta para valorizar a visualização do rosto, cobrindo-o por igual, evitando sombras.

Existe um tipo de lâmpada adequada?

Nem a quente, nem a fria. Nesse caso, sugiro a branca neutra, pois é um espaço que exige muita iluminação sem exagerar a cor. A lâmpada branca neutra não é tão fria quanto a branca e, como possui um pouco da luz quente, ajuda a não criar sombras, iluminando o rosto por igual, que é a prioridade.

E quanto à altura da cadeira e da bancada? Qual é a orientação?

A bancada deve acompanhar a altura da cadeira. Utilizamos uma cadeira com altura entre 45 e 47 cm para ficar mais confortável em relação ao espelho.

Qual é a medida ideal para a distância entre a cadeira e o espelho?

Considero que a distância de 40 cm de profundidade seja ótima para aplicar a maquiagem, e também permite que a pessoa chegue mais perto do espelho sem
esforços para visualizar algum detalhe. É nesse espaço que fica a bancada, na qual dá para deixar os acessórios.

Qual a dica para manter o cantinho em ordem?

É prático ter gavetas próximas, onde tudo o que precisar fique à mão. Quando não é possível, pode-se apostar em itens como porta-joias ou porta-maquiagem na
própria bancada.

+ Dicas

• Evite guardar maquiagens no banheiro, a umidade pode estragá-las.
• Certifique-se de que a sua penteadeira ficará junto a tomadas 110 V para ligar itens essenciais como secador e outros aparelhos.
• Se você tem mais espaço, use um espelho de comprimento maior, colocando lâmpadas também nas laterais.
• Os preços de porta-joias e organizadores de bijuterias e maquiagem podem variar bastante, dependendo do tamanho e do material.

Revista Decorar Mais Por Menos | Ed. 72