Conheça os melhores materiais para decorar a varanda

Arquiteta ensina como escolher móveis resistentes e duráveis para decorar a varanda

Por Natália Sá | Adaptação web: Nathália Henrique | Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A arquiteta Adriana Fontana traz dicas imprescindíveis para quem está procurando materiais bonitos e resistentes para decorar  a varanda!

Como identificar qual o melhor material para usar na minha área externa?

• Madeira: A madeira de lei é a mais indicadas. Mas, como é um produto natural, quando exposta ao clima tende a apresentar alterações (desgaste e escurecimento da cor). Por isso, deve receber acabamento protetor, como esmaltes e vernizes.

• Alumínio: É mais resistente às intempéries. O maior cuidado é com as cadeiras de piscina, que não devem ficar em contato com o cloro o tempo todo. Para aumentar a durabilidade a dica é apostar nas cores naturais, evitando a pintura, que tende a descascar.

• Fibras naturais: Devem ser evitadas nas áreas externas, pois apodrecem quando em contato com chuva e sol.

• Fibras sintéticas: Substituem superbem os de materiais naturais, por terem um visual muito parecido. A diferença é que resistem melhor às intempéries e são
fáceis de limpar.

• Ferro: Pouco utilizado nas decorações atuais, exige manutenção para que a tinta não descasque e o ferro enferruje.

• Pedra: Pode ser utilizada na área externa como piso, ou tampo de mesa. Para o piso são necessários cuidados para que não fique escorregadio. O ideal é que tenha um aspecto natural. A limpeza deve ser feita com frequência usando sabão neutro e água, mas de tempos é tempos é preciso contratar uma empresa especializada para remover possíveis manchas e dar mais vivacidade ao revestimento.

Quais são os tecidos mais recomendados para evitar desbotamento?

Para área externa prefira usar tecidos impermeabilizados, fáceis de lavar e resistentes ao calor intenso e à umidade. Melhor ainda se optar por modelos sintéticos
de acrílico (que não desbotam), vinil ou couro náutico. E fi que longe de tecidos delicados como sedas e veludos. Outra dica que ajuda a
manter o tecido em bom estado por mais tempo é apostar em capas de sarja, brim ou lona quando os móveis não estiverem em uso.

Móveis que tiverem estofamento podem ficar em lugares abertos?

Mesmo utilizando tecidos próprios para a área externa, o que costuma mofar é a espuma de enchimento. A água entra pela costura e o enchimento apodrece. Por isso, é recomendado retirar da chuva os mobiliários estofados.

 

Revista Decorar Mais Por Menos – Ed. 68