Aprenda a otimizar o espaço da casa e ampliar ambientes

A arquiteta Raquel Dei Santi nos deu cinco dicas para tornar a casa maior e mais aconchegante

Por Caroline Svitras | Foto: Pinterest

🙂

 

As famílias estão crescendo, mas, com a crise, o sonho de comprar ou alugar um lar mais espaçoso teve de ser postergado. Mesmo assim, ainda para quem planeja a mudança, está difícil encontrar apartamentos com boa metragem. Isso porque as construtoras têm projetado residências cada vez menores, sem muito espaço.

Pensando nesse cenário, a arquiteta Raquel Dei Santi separou cinco dicas para aproveitar melhor o espaço de sua casa, sendo ela pequena ou não.

 

1. Móveis pequenos

Apostar em móveis menores é uma boa pedida para quem não divide o teto com muitas pessoas. Aposte na mobília suficiente apenas para o essencial.

 

2. Ambientes divididos

Em residências pequenas, o ideal é evitar a divisão de ambientes. Cozinhas integradas à sala e disposição estilo quitinete são a melhor maneira de iluminar mais o espaço e transmitir a ideia de imensidão. Além disso, investir em móveis baixos e com detalhes vazados também é recomendado para quem deseja ampliar o espaço. Mantenha, também, o mesmo piso em toda a casa, para criar a ideia de continuidade e alargar o ambiente.

 

 

3. Cores claras

Na hora de pintar sua casa ou apartamento, esteja ciente de que cores mais neutras ou claras são capazes de aumentar a percepção de espaço. Guarde as cores fortes para os detalhes, mantendo opções como branco, off-white e cinza como predominantes. Esta ideia deve ir além das paredes e ser usada também na hora de escolher o piso da casa e a tonalidade das outras superfícies.

 

🙂

4. Multifuncionalidade

Com o aumento da procura apartamentos pequenos, fabricantes de móveis estão apostando em móveis multifuncionais e retráteis para otimizar espaços. Investir em camas que podem ser guardadas no armário durante o dia, por exemplo, podem ser uma boa opção para aqueles que não possuem um grande espaço em casa.

 

5. Espelhos

A técnica já é antiga, mas é sempre bom lembrar que espelhos aumentam a profundidade do espaço, dando a impressão de que o ambiente é sempre maior. Procure posicioná-los em cômodos menos usados, para que a sensação não se torne cansativa.

 

*Raquel Dei Santi é arquiteta e urbanista da Cemara Loteamentos, empresa de desenvolvimento urbano com atuação no interior de São Paulo.