Aprenda a limpar o forno com truques fáceis

Manter o forno limpo não precisa ser uma dor de cabeça. Aprenda a se livrar das manchas e gorduras

Foto: Tissiane Vissentin | Ilustração: Shutterstock


É quase que um ritual: aos domingos, os almoços são acompanhados de um suculento frango com batatas. Para a sobremesa? Um pudim de leite de dar inveja.
Durante a semana, outras receitas deliciosas e quem está presente? O forno! Para muitas ocasiões especiais, ele é companheiro inseparável. E deixá-lo limpo, livre de manchas e gordura pode ser um pesadelo constante. Mas bastam alguns truques para fazê-lo brilhar rapidinho. Quem dá as dicas para mantê-lo sempre nos trinques é Carlos Eduardo Sousa, diretor de Negócio Água, Atendimento ao Consumidor, Serviços e Garantia Estendida da Whirlpool Latin America (dona
das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid). E, antes de qualquer coisa, o especialista frisa: a limpeza deve ser sempre realizada com o fogão frio – assim você não corre o risco de se queimar.

Passo a passo milagroso

A primeira coisa é identifi car o tipo de material a ser limpo. Se o forno possui partes pintadas ou de vidro (no caso da porta), a limpeza deve ser feita utilizando sabão ou detergente neutro, bem como um pano ou esponja macia. Já para peças esmaltadas, pode-se usar palha de aço, além da água e do sabão neutro.
“Dependendo da intensidade da limpeza, elas podem ficar com aspecto visual opaco, sem brilho”, ressalta Sousa. Então, fi que esperta para não pesar a mão! Outra dica é: “Não utilize produtos abrasivos ou com ácidos, que podem corroer ou danifi car a superfície.” Colocar as grades na água quando ainda
estão quentes também é um erro. “O choque térmico pode provocar danos irreversíveis, como deformações, por exemplo”, explica.

Truque caseiro

Essa dica não é do especialista, mas misturinha de bicarbonato de sódio e água é velha conhecida para ajudar na limpeza interna de fornos (evitando a parte de
vidro). Junte duas colheres de sopa do produto para cada litro do líquido e aplique no equipamento com um borrifador, deixando agir por algum tempo. Depois, é só retirar a sujeira com um pano macio e o forno estará como novo.

Bate e pronto

O ideal é limpar as superfícies sempre que houver respingos e resíduos pós-uso evitando que a sujeira fique incrustada. Para isso, “basta esperar esfriar e utilizar um pano úmido”, explica Sousa. Quando o equipamento fica sujo por tempo prolongado, pode adquirir manchas e amarelamentos “difíceis de serem retirados”, completa.

Revista Decorar Mais Por Menos | Ed. 70