4 dicas para decorar varandas pequenas

Mesmo as varandas pequenas podem ser organizadas para cultivar o seu jardim. Confira algumas dicas!

Texto: Natália Sá | Adaptação web: Nathália Henrique 

Foto: Sérgio Dotta Jr.

Quer organizar sua varanda e deixá-la com a cara de um mini jardim? A arquiteta Bárbara Borges dá várias dicas de como decorar a varanda e aproveitar o espaço, mesmo quando a metragem é reduzida. Olha só:

O ESPAÇO

O primeiro passo na hora de decorar as varandas menores é utilizar o máximo possível de verticalização, buscando um layout com praticidade e, principalmente, com mobilidade. Os jardins verticais, por exemplo, são uma ótima opção para deixar o ambiente mais verde ocupando pouquíssimo espaço. Prefira vasos  pequenos, já que os de piso podem prejudicar a circulação.

ESCOLHAS CERTAS

Na hora de definir as cores, dê preferência para as mais neutras. Deixe os tons fortes para itens que sejam fáceis de mudar, como os objetos de decoração. A
iluminação também poderá deixar o local mais aconchegante e, por isso, arandelas ou luminárias de mesa são ótimos recursos.

MÓVEIS

Com a metragem reduzida, o ideal é investir em móveis que sejam funcionais. Prateleiras e pequenas estantes podem ser úteis para dispor os pequenos cachepôs. Para o jardim vertical, além de peças prontas, você também pode investir em pallets ou decks na parede e pendurar os vasos. E se pretende fazer do ambiente um
espaço zen, para ler ou descansar, os seixos e pequenas cadeiras dobráveis são superbem-vindos.

CUIDADOS

Caso não tenha muito tempo para cuidar das plantas, invista em espécies que tenham um intervalo de rega parecido. Em varandas de apartamento, que geralmente não recebem luz solar direta, plantas como cactos e lírios-da-paz são mais resistentes.

Revista Decorar Mais Por Menos – Ed. 60